segunda-feira, 3 de abril de 2017

Review | Opinião Literária # 12

Olá!

Hoje voltei à escrita, e trouxe-vos uma review de um livro...O livro que escolhi é "A Vegetarina" da sul coreana Han Kang.



SINOPSE

"Uma combinação fascinante de beleza e horror.
Ela era absolutamente normal. Não era bonita, mas também não era feia. Fazia as coisas sem entusiasmo de maior, mas também nunca reclamava. Deixava o marido viver a sua vida sem sobressaltos, como ele sempre gostara. Até ao dia em que teve um sonho terrível e decidiu tornar-se vegetariana. E esse seu ato de renúncia à carne - que, a princípio, ninguém aceitou ou compreendeu - acabou por desencadear reações extremadas da parte da sua família. Tão extremadas que mudaram radicalmente a vida a vários dos seus membros - o marido, o cunhado, a irmã e, claro, ela própria, que acabou internada numa instituição para doentes mentais. A violência do sonho aliada à violência do real só tornou as coisas piores; e então, além de querer ser vegetariana, ela quis ser puramente vegetal e transformar-se numa árvore. Talvez uma árvore sofra menos do que um ser humano."

De todos os livros que li em 2016, este foi sem dúvida o que mais deixou a sua marca. Eu costumo ser muito picuinhas com livros premiados, pois quase sempre se revelam uma grande desilusão. Felizmente, este livro não me desiludiu! Este é daqueles livros que, ou se ama, ou se odeia. Não há espaço para meio termo...

Em primeiro lugar, eu devo dizer que, quem não souber minimamente algo sobre a cultura sul coreana vai achar certas atitudes exageradas. Para terem uma ideia, quando a personagem principal resolve tornar-se vegetariana toda a família faz de tudo (mesmo tudo) para a obrigar a comer carne. Para eles, ela tem que fazer o que o marido e o pai querem pois ela deve-lhes obediência (sim, isto ainda está muito enraizado na cultura deles). Outro aspecto a ter em conta é a "vergonha" que o marido considera que passa só pela mulher (a personagem principal) não se arranjar e maquilhar quando vai sair com ele.

Em segundo lugar, este foi dos livros mais perturbadores que já li. Ao mesmo tempo que rapidamente lia cada página, a minha mente e estômago ficavam a mil... O livro é muito cru, e em algumas partes chega a ser cruel. A autora conseguiu transmitir na perfeição todo o dilema e sofrimento da personagem, de tal modo que entramos na pele dela. Além disso, esta é uma personagem muito complexa que levamos o livro inteiro a tentar perceber.

Outro ponto positivo deste livro foi a capa. Acho que foi uma excelente escolha, e para ficar ainda mais perfeita seria ter sangue. Mas isto sou eu que às vezes sou um pouco mórbida xD

Sem dúvida que recomendo este livro!

Já leram este livro? Já ouviram falar dele?

16 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar, o que não me surpreende muito, já que foge aos meus gostos habituais de leitura (também sou daquelas mórbidas que gostam é de sangue ;) ). No entanto descreveste-o de uma forma muito interessante... mente e estômago a mil deixam-me curiosa. eheheheh

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu descobri-o quando andava em busca de livros sobre a Coreia do Sul xD

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Rosa, não conhecia o livro mas, gostei muito da resenha.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  3. Bem não tinha ouvido falar dele e pela tua review, não me parece bem o meu género de leitura :p
    Obrigado pela review :)
    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como leio um pouco de tudo...Quando a Bertrand colocou a votos o livro de 2016, este estava entre os candidatos.

      :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Amo esses livros que fogem do que eu sou acostumada, deve ser um livro bem informativo! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  5. Great post! Photos are amaizing :)
    If you want that we follow each other let me know by leaving a comment on this post --> http://beautyshapes3.blogspot.hr/2017/03/oversized-sweatshirt-outfit.html#comment-form

    ResponderEliminar
  6. Deixaste-me super curiosa! Parece o meu estilo de leitura :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  7. Amazing book :)
    I'm following you #829 :)
    I hope you - follow me back :)
    Have a nice day!

    xoxo
    http://my-little-world-olimpia.blogspot.com/

    ResponderEliminar