domingo, 11 de dezembro de 2016

Review | Opinião Literária # 11

Olá =)

Espero que estejam bem!

Como referi no post anterior, nos próximos dias irei fazer reviews que estão pendentes à algum tempo! Assim, hoje resolvi dar a minha opinião sobre um livro: Pequenas grandes mentiras da Liane Moriarty.


SINOPSE
"A vila costeira de Pirriwee é um bom lugar para viver. As ruas são seguras, as casas são elegantes, e os seus habitantes distintos. Bom… quase todos…

Madeline é tudo menos perfeita. Para começar, recusa-se a viver para as aparências e não se coíbe de dar a sua opinião (principalmente quando não é pedida). O seu lema "Nunca perdoar. Nunca esquecer." vai ser inesperadamente testado ao limite.

Celeste tem o tipo de beleza que leva as pessoas a parar na rua. 
É tão serena que ninguém repara que por detrás dos seus magníficos olhos se escondem sombras negras. Nem as suas melhores amigas sabem o que se passa quando a noite cai.

Jane acabou de chegar. Ao fim de anos a tentar encontrar um lar, a idílica vila parece ter tudo o que procura… e até já conseguiu fazer duas amigas, cujas vidas perfeitas, espera, venham a ter uma boa influência sobre si. É mãe solteira e tão jovem que, no recreio da escola, a confundem com uma babysitter. Mas a sua inocência há muito que se perdeu. 

Um acidente vai unir estas três mulheres numa amizade aparentemente indestrutível. Pelo menos, até à noite da festa. Na vila, nada mais será como antes. São muitas as versões mas o facto indiscutível é que houve uma morte. Como aconteceu? Quem viu? Acima de tudo, quem morreu?"

Antes de mais tenho que vos dizer que gostei bastante deste livro! Sim, eu começo logo por dizer isto pois achei-o muito bem escrito. O livro consegue captar a atenção do leitor desde o início. Além disso, achei brilhante a ideia da autora de colocar os depoimentos das pessoas que estavam na festa onde ocorreu a morte. Isso faz com que tentemos perceber quem foi a vítima, e como essa pessoa morreu. Na verdade só se descobre quem morreu e como, numa fase muito avançada do livro. Acho que a autora conseguiu guardar "este segredo" muito bem.
O livro conta a história de 3 mulheres que se tornam amigas (duas delas já o eram), e aborda temas variados desde a educação dos filhos (e certos excessos cometidos pelos pais das crianças), passando por traição e violência doméstica. A sério, este livro conseguiu mexer com as minhas emoções! 
Alguns dos depoimentos das pessoas que estavam na fatídica festa são simplesmente de morrer a rir, e mostram-nos até que ponto uma fofoca pode fazer "mossa" na reputação das pessoas. Já para não falar que, o ser humano tem uma grande apetência para julgar os outros...

É um livro que recomendo vivamente!

Já leram este livro? O que têm lido?

2 comentários:

  1. Já li este livro e adorei! Agora de momento ando a ler os Harry Potters novamente para entrar no espírito natalício!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu devo ser das poucas pessoas que, nunca li nenhum livro do Harry Potter.

      Beijinhos

      Eliminar