quarta-feira, 27 de julho de 2016

Review | Opinião Literária # 6

Olá =)

Espero que estejam bem!

Hoje resolvi voltar às reviews de livros. O escolhido de hoje é o Lugares Escuros da Gillian Flynn!
Até comprar este livro, eu nunca tinha lido nada da autora e por isso, a expectativa era muito grande pois as opiniões que tinha lido sobre a sua escrita eram muito boas!



SINOPSE
"Libby tinha sete anos quando a mãe e as duas irmãs foram assassinadas no «Sacrifício a Satanás de Kinnakee, no Kansas». Enquanto a família jazia agonizante, Libby fugiu da pequena casa da quinta onde viviam e mergulhou na neve gelada de janeiro. Perdeu alguns dedos das mãos e dos pés, mas sobreviveu e ficou célebre por testemunhar contra Ben, o irmão de quinze anos, que acusou de ser o assassino. 

Passados vinte cinco anos, Ben encontra-se na prisão e Libby vive com o pouco dinheiro de um fundo criado por pessoas caridosas que há muito se esqueceram dela. 
O Kill Club é uma macabra sociedade secreta obcecada por crimes extraordinários. Quando localizam Libby e lhe tentam sacar os pormenores do crime (provas que esperam vir a libertar Ben), Libby engendra um plano para lucrar com a sua história trágica. Por uma determinada maquia, estabelecerá contacto com os intervenientes daquela noite e contará as suas descobertas ao clube… e talvez venha a admitir que afinal o seu testemunho não era assim tão sólido.
À medida que a busca de Libby a leva de clubes de striptease manhosos no Missouri a vilas turísticas de Oklahoma agora abandonadas, a narrativa vai voltando atrás, à noite de 2 de janeiro de 1985. Os acontecimentos desse dia são recontados através da família de Libby, incluindo Ben, um miúdo solitário cuja raiva contra o pai indolente e pela quinta a cair aos pedaços o leva a uma amizade inquietante com a rapariga acabada de chegar à vila. 
Peça a peça, a verdade inimaginável começa a vir ao de cima, e Libby dá por si no ponto onde começara: a fugir de um assassino."

Este livro começa muito lentamente, o que para aqueles que desistem facilmente de um livro pode ser um ponto negativo. Eu confesso que estava tão curiosa para ver o que a história me reservava, que esse facto não me importou!
Este livro apresenta-nos diversos pontos de vista (ou tem diversos narradores, como preferirem), sendo que a Libby acaba por ser a principal narradora. Eu confesso que levei muito tempo até criar empatia com a Libby, pois ela parecia-me apenas uma oportunista que queria explorar o filão à volta da tragédia que abalou a família. 
A Libby era uma mulher fortemente marcada pela morte da mãe e das irmãs, e isso nota-se depois ao longo de todo o livro. O irmão, Ben, foi acusado pela morte delas, e acabou preso. Contudo, neste livro nem tudo é o que parece! Graças a um grupo de defensoras do Ben, a Libby começa a investigar o que verdadeiramente aconteceu naquela noite. O que ela descobre acaba por ser surpreendente. Eu própria fiquei surpreendida com certos acontecimentos, o que mostra que o livro reserva muitas surpresas... Este livro foi cativante e frenético de ler. Mal "entramos" na história, esta agarra-nos fortemente! Todas as personagens têm uma grande densidade emocional, o que enriquece muito o livro! A Gillian Flynn é simplesmente um génio, pois sabe guardar o "melhor" para o final enquanto nos consegue ir mantendo presos à história. Para mim, não existe nenhuma parte em que a história fique estagnada! 
Mal acabei este livro pensei que mais nada da autora podia ser tão bom...Mais tarde descobri que estava redondamente enganada, mas isso é assunto para outro post!

Já conheciam o livro? Ficaram interessadas na história?

8 comentários:

  1. Gostei muito :) Post muito bem construído, Beijinhos!

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Fiquei con uma enorne vontade de ler o livro!!
    Beijinhos

    http://chocopink89.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena :) Aliás, já li dois livros desta autora e são espectaculares.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. obrigada pelo comentário <3
    não conhecia, mas parece ser mesmo interessante, tenho de o ler :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Tá ai um livro que eu respeito demais! Acho muito bom, muito especial, muito capaz. Você já chegou a assistir o filme? Também é fantástico, mas não explora muito bem a relação da Libby com o Lyle.

    XOXO
    Isy

    http://isylandim.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) É mesmo bom!
      O filme ainda não vi, mas quero ver :)

      Beijinhos

      Eliminar