segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Review literária # 1 - Trilogia 50 Shades

Olá =)

Espero que tenham tido um bom fim de semana! O meu foi carregado de trabalho, e de alguns momentos em que me dei ao luxo de descansar.

Hoje trago-vos a review de uma trilogia! Sim, eu vou mesmo falar de três livros! Estou a falar das minha vítimas desta semana: a trilogia 50 Shades ou 50 Sombras da E L James.



Começo por dizer-vos que bati mais um record pessoal! Li três livros grandes em 7 dias estando ao mesmo tempo, a trabalhar no laboratório e a ler artigos científicos. Acreditem que não custou mesmo nada, e até foram um calmante para o meu estado de espírito irrequieto.

Amados por uns e odiados por outros, estes livros andam na moda muito por culpa do filme que vai estrear dia 14 de Fevereiro de 2015 (nunca ansiei tanto pelo dia de S.Valentim :p).
Eu confesso que eu pertencia ao grupo que desdenhava destes livros, não pela temática em si, mas pelo facto de ler livros muito mais "calientes" do que estes. O curioso é que se eu digo a alguém que leio livros da Harlequin essa pessoa fica chocada, mas está na moda ler livros com a capa toda "pipi" e que são adaptados ao cinema. Enfim... Gostos! 
Diz-se que os gostos não se discutem, mas o facto é que à semelhança do que aconteceu com o Twilight anda meio mundo a falar mal dos gostos do outro meio mundo. Extremismos à parte, e já nem vou falar sobre alguns argumentos que dizem que quem lê estes livros é burrinho (sim, há quem diga isto! Acho que quem o diz devia rever o seu conceito de burro.), eu li os 3 livros!
Eu até nem estava interessada neles até ver um dos trailers do filme! Nesse momento pensei, se o filme vai ser assim então os livros são mesmo muito visuais! Arrisquei a compra e valeu a pena!
Vamos lá à minha opinião sobre cada um.


Livro I - Cinquenta Sombras de Grey ou 50 Shades of Grey
Há muito tempo que não lia um livro em que me identificasse tanto com a personagem feminina principal: Anastasia Steel, ou Ana.
Tudo começa quando ela vai entrevistar um magnata enigmático (e muito hot), Christian Grey. A sério que fui às lágrimas de tanto rir com aquela entrevista. Desculpem ser spoiler mas a parte em que ela lhe pergunta se ele é gay, matou-me xD
Nessa mesma entrevista eles ficam hipnotizados um pelo o outro, e o Mr. Grey mais tarde resolve fazer uma proposta, no mínimo indecente à virgem Miss Steel. A proposta envolve sexo, muito mesmo, envolvendo muitos fetiches, bondage e afins.
É um livro muito visual, e apesar de cerca de 80% do livro ser ação sexual entre eles, os outros 20% valem bem a pena. Temos uma Ana que quer mais daquela relação, e um Christian que se estreia a fazer coisas que nunca imaginou. Para terem uma ideia, uma delas é dormir na mesma cama que ela! No entanto, e apesar desses momentos mais "in love" dos dois, Mr. Grey continua firme no que quer daquela relação.
Após uma cena de "pancada" em que eu só pensava (esta miúda é doida),Ana acaba por se ir embora terminando com esta relação. O fim do livro é mesmo triste! Deixa-nos logo a querer ver o que se passará a seguir.

Livro II - As Cinquenta Sombras mais negras ou 50 Shades Darker
A ação do livro tem inicio passados apenas uns dias do fim da relação da Ana com o Christian. Ela encontra-se a trabalhar numa editora, e tem um chef que lhe quer saltar para cima! Sim, esta miúda tem um clube de fãs no entanto acha sempre que os outros é que estão a ver coisas.
Quando Mr. Grey volta à cena, ambos percebem novamente que não podem viver um sem o outro no entanto a vertente de controlador dele continua a fazer estragos. Além disso, ele também admite que está disposto a dar mais àquela relação. E por dar mais entenda-se "coração e flores".
É um livro em que vemos os protagonistas a crescerem,e vemos que o Christian tem a capacidade de amar. Continua a ter muito sexo, mas vemos uma Ana mais solta, e um Christian cada vez mais apaixonado ao ponto de perder o medo e partilhar com ela mais de si (inclusive deixa que ela lhe toque). Aliás é neste livro que percebemos melhor o lado negro dele.
Com muitas peripécias pelo meio, é um livro que se lê muito rápido. Adoro a parte em que ele a pede em casamento, e acho muito fofa a cena para o fim em que eles regressam à casa dos barcos e esta está cheia de flores. Sem dúvida, que se a autora quisesse podia terminar aí os livros.

Livro III - As Cinquentas Sombras Livres ou 50 Shades Freed
Neste livro a ação não é linear, e envolve alguns flash-backs. O que é bom, pois não temos partes maçadoras e ao mesmo tempo sabemos o que se passou. É deste modo que sabemos como foi o casamento entre eles. O livro começa em plena lua de mel.
Quando regressam ao trabalho, regressam os problemas pois há quem queira fazer-lhes mal. E a vertente controladora e protectora de Christian atinge limites muito altos.
Quando Ana descobre que está grávida, a coisa fica preta. Mas pelo meio a maluca tem que ir salvar a irmã dele, Mia, esquecendo-se da sua própria segurança.
É um livro em que vemos a evolução deles enquanto marido e mulher, e como mantêm a chama acesa após a chegada de filhos.
A autora deixa-nos ainda um capítulo do primeiro natal de Christian quando é adoptado pelos Grey, e um outro capítulo com o início do primeiro livro mas do ponto de vista de Grey. Gostei dessa oferta =)

Considerações Finais: Gostei muito dos livros! Continuo a achá-los soft, mas para quem for mais púdico provavelmente são muito escandalosos. Gostei da evolução de todos os personagens, não só dos principais. E acima de tudo, apaixonei-me pelo Grey que revelou ter um coração gigante apesar de toda a sua vertente mais negra.

Nota de todos os livros: 4/5

Para vos deixar curiosas deixo-vos um dos trailers do filme =) Quanto à escolha dos actores...Bem, acho que eles estão à altura ;)


Já leram os livros? Vão ver o filme? Contem-me tudo ;)

6 comentários:

  1. eu tambem quero ver o filme... sozinha e fechada no meu quarto no meio do verão, aposto =P mas os livros não me interessam muito =P

    xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até lá vou ver se arrasto alguém para ir comigo. Caso contrário, ainda me vai acontecer o mesmo que a ti ;)

      Estou mesmo curiosa com o filme =)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Estou neste momento a ler o primeiro livro e, por acaso, o que me fez querer ler foi o trailer o filme! Pronto já sei coisas que supostamente não devia saber que vão acontecer nos próximos livros mas ainda bem porque andava muito curiosa xD

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai nem me digas nada! Eu vi o trailer no domingo de manhã, e de tarde estava a comprar os livros ;p

      Desculpa ter sido muito spoiler ;) És como eu!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adoro todos!
    http://tudosobretudon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar